Blogs que vejo

Popular Posts

Pular para o conteúdo principal

A engenhosidade dos refugiados de Cuba para sair da ilha ao longo dos anos



Com o fim do embargo americano a Cuba uma cena até bem comum nos anos de isolamento não deve mais ser vista. 

Desde embargo em 1960, a América tem sido vista como um símbolo de esperança para muitos cubanos. Muitas pessoas têm tentado a abandonar o seu país de origem para que tentar uma vida melhor na terra do Tio Sam.

Infelizmente com o número de viagens limitado por causa embargo os cubanos tinham de recorrer a métodos não convencionais para chegar aos EUA. Apenas 90 milhas separam Cuba da Flórida, o bastante para muitos tentarem a sorte na travessia em jangadas improvisadas. 

Desde a Revolução Cubana de 1959 que colocou Fidel Castro no poder, mais de um milhão de pessoas fugiram de Cuba para diversos países como os EUA, Itália, México, Canadá e Suécia.


Quase 1 milhão de exilados cubanos vivem em Miami.

A primeira onda de refugiados foi em 1959 após Fidel Castro assumir o controle do país. A maioria achou que o governo seria apenas temporário. Eles acreditavam que Fidel cairia em um ano. O que não aconteceu.

Desde então os cubanos se tornaram bastante bons na construção de jangadas para levá-los para a América.

Em 1995 o governo americano determinou que os cubanos encontrados nas praias da Flórida seriam considerados imigrantes ilegais.

Os refugiados são na sua maioria pegos no mar pela guarda-costeira e enviados de volta para Cuba.

Existe um grande assentamento de refugiados de Cuba em Union City, New Jersey. É também uma das sedes do grupo cubano-americano que se opõe ao regime comunista da ilha.

Em 2003 um grupo de refugiados fez uma balsa com um caminhão e alguns tambores de óleo. A embarcação foi encontrada pelos americanos ao redor de Key West e os cubanos foram mandados para casa.

Em 2004 o mesmo grupo de exilados fez outro barco totalmente funcional com outro caminhão.

A última tentativa do grupo foi em um táxi convertido em 2005. Mais uma vez a tripulação foi parada e enviada de volta para Cuba.

Estima-se que mais de 500 vistos para os Estados Unidos são processados ​​a cada dia em Cuba. Vamos ver se com a recente reabertura e fim do embargo essa situação vá mudar.


Fonte


CURTA NOSSA PÁGINA





Comentários